o que é consultoria EDUCACIONAL?

13-04-2011 22:31

A consultoria educacional pode ser considerada como uma empresa de prestação de serviços educacionais que atende especificamente universidades, faculdades, colégios, entre outros setores ligados a Educação.

Este campo da consultoria ainda pouco explorado tem desenvolvido um papel fundamental no âmbito educacional, haja vista, que instituições de ensino têm dado prioridade no que diz respeito à qualidade do que é oferecido aos seus clientes.

A consultoria educacional acontece de maneiras diferentes. Isto ocorre de acordo com a necessidade do cliente ou ainda a realidade de cada instituição.

Como exemplo disso, podemos citar as mudanças legais para o ensino fundamental de nove anos. Com essa situação, as empresas que prestam serviços educacionais, têm promovido capacitação para melhor desempenho do trabalho escolar, por meio de congressos, encontros, discussões para a garantia e qualidade das atividades pedagógicas, considerando as alterações legais propostas pelo governo.

Outro tipo de serviço educacional comum e de suma importância é a formação continuada de professores. Este tipo de serviço pode ser realizado por meio da consultoria educacional.

Sabe-se que o discurso que gira em torno da Educação é de potencializar a qualidade. Diante desta perspectiva, alguns defensores mais exacerbados dos programas de qualidade chegam mesmo a identificar o postulado da satisfação do cliente como um preceito bíblico. Quanto a isso Mantoan (2002) comenta a idéia de Campos (Apud Assman, 1994, p.34), sobre a chamada Qualidade Total:

O empresariado brasileiro se conscientiza de que a grande saída é investir em qualidade; é preciso que se exercite a capacidade de servir o próximo da melhor maneira possível; a gerência da qualidade pode reformular o sistema educacional no Brasil (...) basta que se tenha em mente a determinação de servir ao próximo – este é o princípio da qualidade; a qualidade total é praticada com a determinação de servir ao próximo da melhor maneira possível; esta máxima vale para pessoas físicas e grandes instituições (...) O desafio maior é levar para dentro das organizações o conceito de priorizar o cliente. (p.32).

Diante desta concepção, oferecer um ensino de qualidade tornou-se um dos maiores discursos no âmbito da educação. Entretanto, nem todas as instituições estão preparadas para oferecer um padrão de qualidade de acordo com a realidade que possuem. Neste sentido, o consultor educacional pode desenvolver tais competências preparando seu cliente para oferecer a qualidade dos seus serviços bem como capacitá-los para que sua clientela não dependa do consultor para todas as atividades institucionais que necessitam levar a qualidade adiante.

 

veja mais em ;www.webartigos.com